7.27.2006

Avaliação/Reflexão


Olá colegas, amigos e professores!
Quando estamos muito envolvidos em alguma atividade, geralmente não vemos o tempo passar. Às vezes, é a impressão que eu tenho em relação ao nosso curso de pós-graduação, já passou um mês e eu não conheço bem todos os ambientes do curso e nem a maioria dos colegas, não vi o tempo passar. Por outro lado, pensando nas leituras que fiz, fóruns, blog e wiki, que interagi, nossa quantas reflexões e novas aprendizagens, parece que já estamos trabalhando há meses. Considero todo esse contexto muito bom, este curso me desacomodou, me levou a ver outra forma de trabalho, gostei muito da metodologia de teoria e prática, utilizada pelos professores e não posso deixar de salientar a presteza e rapidez no esclarecimento das minhas dúvidas pelas tutoras, em especial a Daniela que foi quem mais incomodei.
Mas também foi um período de muita angústia. Angústia em relação:
- A conciliação do tempo: trabalho – curso de pós – família (um curso a distância exige muito mais dedicação);
- aos novos ambientes, para mim o wiki principalmente, pois nunca tinha trabalhado e não conheço esta linguagem de programação. Dediquei-me muito para entender como funciona, até para facilitar no futuro novas postagens e quem sabe trabalhar no NTE, em nossas aulas com grupos de professores, pena que na avaliação isto não foi considerado;
- as atividades, eu “migrava” de um ambiente para outro sem saber se estava fazendo a coisa certa no lugar certo. Agora já me encontrei, daqui pra frente será mais fácil.
Sobre tudo isso que citei, faço outras relações além da angústia, ou até mesmo que surgiram por causa da angústia, a busca e a interação. A busca pelo novo, por outras metodologias de ensino/aprendizagem e pelo conhecimento. A interação com colegas através do fórum, blog, e wiki, trabalhando colaborativa e coletivamente na construção de novos saberes.
Os textos sugeridos são excelentes, nos fazem refletir sobre nossa própria prática. Quero falar um pouco dos que li nos últimos dias: “Conteúdos para quê? Por quê?”; “Qual é a quetão?”; “Perguntas Inteligentes: o que é isso?” e “Naufrágio Curricular”, estes textos falam sobre o volume de informações nos dias atuais e as listas praticamente invencíveis de conteúdos das escolas. Fazem também uma reflexão em relação à metodologia escolar que continua priorizando a memorização, e a repetição e não a construção do pensamento e a autoria. Outros textos que me chamaram muito a atenção foram: “Não Esqueçam as Perguntas Fundamentais” e “Primeira lição para os educadores”, ambos de Rubem Alves e indicados no fórum pela professora Fernanda. Bem, sou suspeita em falar, pois amo Rubem Alves, leio quase tudo que ele escreve, admiro sua postura, coragem e linha de pensamentos. Estes textos me levaram a um emaranhado de reflexões e inquietações, pois questionam porque continuamos, nós professores e as escolas, a fazer todas as coisas do mesmo jeito, repetindo rotinas, sem nos perguntar se poderia ser diferente, ou porque está sendo feito assim. Ele diz que “As rotinas e repetições tem um curioso efeito sobre o pensamento: elas o paralisam”, vejam a seriedade do que Rubem Alves fala, pensar na responsabilidade que temos enquanto educadores com o futuro dos nossos filhos e alunos, renova em mim, outra vez uma velha angústia. Usou também um termo que considero “pesado”, mas que já vi outros autores usarem, que é a “deformação” que a escola causa nos alunos. Sempre que leio este tipo de afirmação me choca, me inquieta, e me pergunto, porque continuamos ensinando da mesma forma que nos ensinaram? Se já nos foi sinalizado a necessidade de mudança, porque relutamos tanto? O quê estamos fazendo? E como podemos fazer diferente? São questões e inquietações que borbulham em minha mente, e que me motivam a mudar a minha prática. Acredito que saber da necessidade da mudança e estar disposta a mudar já é meio caminho andado, a busca pela formação continuada é indispensável, é o que estamos fazendo neste curso, iniciando a caminhada. As expectativas são muitas, e o trabalho também. Vamos lá, encarando mais este desafio. Beijos. Eveline.

Um comentário:

Aline_Kunst disse...

Olá!
Sou Aline a nova tutora da turma. Trabalhei com vocês na etapa presencial e agora assumi toda turma.
Estou aí pro que for preciso.
Estarei sempre acompanhando vocês, bisbliotando e postando nos blogs, wikis e fóruns.
Boa semana!