8.14.2006

Refexões sobre Método Clínico


O Método Clínico de Piaget, no meu entender tem tudo a ver com Projetos de Aprendizagem. Acredito que a proposta de estudo deste método, vem contextualizar, reforçar e embasar cientificamente a metodologia de trabalho com PA s, pois ambos se caracterizam pelo levantamento de hipóteses, pelo questionamento e com isso o estudo de perguntas espontâneas que revelam o real interesse das crianças, ou seja, dos alunos, por determinadas questões que são as dúvidas temporárias, e as soluções imediatas que dão para os próprios questionamentos, que para mim são as certezas provisórias. Sendo que os interesses variam conforme os problemas, e questionamentos individuais. Neste sentido me chamou atenção quando a professora Íris Elisabeth Tempel Costa, diz em seu texto “O método clínico piagetiano”, que Piaget “percebeu que os testes desviavam a orientação do pensamento das crianças ao introduzir perguntas que elas não se colocam ou que passam a margem de questões essenciais dos interesses espontâneos e dos processos primitivos”. Se os testes ou questionamentos que partem do professor desviam a ordem de pensamento das crianças, por fazer perguntas que elas não se interessam ou fora do contexto e das vivências das mesmas, quanto mais aquela imensa relação de conteúdos sem aplicação prática, despejada de cima para baixo, sem a mínima noção de utilidade. Partindo deste ponto de vista entendo o grande número de desatenção, desinteresse, evasão e repetência dos alunos, assim como, desmotivação também por parte dos professores. O Trabalho do professor é fundamental, ele precisa ser questionador, suas intervenções devem ser no sentido de problematizar, levantar hipóteses que venham a enriquecer o processo de reflexão e aprendizagem dos alunos, porém ele só terá esta postura se estiver preocupado e comprometido com o resultado do seu fazer pedagógico, disposto a participar de grupos de estudo ou formação continuada, motivando-se a acompanhar o processo de mudança e deste modo adquirindo gosto pelo que faz. Penso que é por aí.... Abraços. Eveline.

2 comentários:

Aline_Kunst disse...

Olá!
Com certeza, trabalhamos muito com o Método Clínico dentro dos PAs. E o papel do professor é fundamental, principalmente na orientação dos PAs. Gostei das tuas reflexões.

Bom final de semana!
Beijos
Aline

Elô disse...

Olá!! Por onde anda colegas??
Tudo bem com você?
Você viu a atividade 9 do Proa 1
eu vou ser a analista de suas reflexões no Fórum da Síntese dos PAs. Um abraço Eloisa.São Luiz gonzaga.