2.21.2007

Retornando das Férias

Olá pessoal!
Estou retornando das férias, que maravilha, foi muito bom, curti muito meus filhos, sem falar que é um descanso necessário. Antes de sair em férias registrei algumas reflexões, as quais vou postar agora, pois havia esquecido minha senha de acesso ao blog.
No Proa 5, tivemos a oportunidade de refletir sobre a “Aplicação de Produtos da Mídia e Tecnologia Digital na Prática Pedagógica”. Acredito que o professor precisa oportunizar espaço em sala de aula para os alunos falarem do que gostam e porque gostam, e a partir disso refletir com eles sobre as “influências” que involuntariamente recebemos. Assuntos como: construção da identidade, valores, modelos de comportamento, liberdade, ilusão de felicidade, satisfação, entre outros, devem fazer parte do currículo da escola, incentivado a percepção e o olhar crítico dos alunos. É importante que o aluno perceba que nós professores também nos importamos com eles, falamos neles, para eles, queremos saber dos seus interesses, necessidades e desejos. Neste sentido a reestruturação curricular deve articular as situações acima citadas (interesses dos alunos) ao conhecimento científico.
Neste sentido o texto “EDUCAÇÃO E CYBERCULTURA” de Pierre Lévy, que tivemos a oportunidade de ler e debater nesta disciplina, me inquietou. Todo o texto é muito interessante e nos faz refletir, porém destaco o seguinte parágrafo: “...O essencial, porém, reside num novo estilo de pedagogia que favoreça, ao mesmo tempo, os aprendizados personalizados e o aprendizado cooperativo em rede. Nesse quadro, o docente vê-se chamado a tornar-se um animador da inteligência coletiva de seus grupos de alunos, em vez de um dispensador direto de conhecimentos”.Durante este curso, em todos os Proas discutimos e estudamos o papel do professor e a importância do mesmo ser um facilitador, articulador, e orientador de aprendizagens. Com o avanço das tecnologias e as transformações da pós-modernidade, inclusive no mercado de trabalho, onde as necessidades profissionais vão mudando rapidamente não sendo mais execuções repetitivas, da mesma forma por toda a vida, onde as pessoas precisam tomar decisões com segurança e rapidez, devem ser criativas e saber trabalhar em equipe, surge a necessidade da formação de novas competências. Neste sentido, é urgente que a escola repense sua prática e que o trabalho pedagógico seja reinventado, pois nós educadores estamos sendo desafiados a criarmos novos métodos, novas formas de trabalho com novos recursos e uma das maneiras é a apropriação tecnológica.

Um comentário:

Aline_Kunst disse...

Olá Eveline!
Bom que estás voltando das férias.Eu na realidade não pare, snif, snif.
Gostei do que escreveste sobre se importar com os alunos. Eles sentem quando nos importamos e passam também a se importarem conosco também, aí além de uma relação de respeito nasce também uma afetividade, que considero muito importante para o processo de aprendizagem...

Bom retorno.
Qualquer coisa que precisares estamos aí, ou aqui...
Beijos,
Aline