2.24.2012

Reportagem do Tela Brasil

Tela Brasil dá destaque para a palestra "Mobilidade digital e educação: a escola para além de seus muros.

#cpbr5 – Mobilidade Digital e Educação: a escola para além de seus muros

Publicado em 11/02/2012

 A palestra “Mobilidade Digital e Educação: a escola para além dos muros” aconteceu na manhã de sexta-feira no palcoDesenvolvimento da Campus Party Brasil 2012, realizada no Parque Anhembi, em S. Paulo.
Mediado pela presidente da Fundação Telefônica, Françoise Trapenard, o evento contou com a presença dos professores Juarez Silva, Eveline Erbele e Suintila Pedreira, da cineasta Laís Bodanzky e do secretário municipal de Educação de S. Paulo, Alexandre Schneider.
Na foto, esq. para a dir: Juarez, Suintila, Eveline, Françoise, Laís e Schneider: participantes do debate Mobilidade Digital e Educação, na Campus Party 2012da esq. para a dir: Juarez, Suintila, Eveline, Françoise, Laís e Schneider: participantes do debate Mobilidade Digital e Educação, na Campus Party 2012.
          Os palestrantes encontraram uma platéia lotada – não apenas de campuseiros, mas também de educadores, alunos e professores.
Cada um em seu campo de atuação, os participantes dividiram experiências de sucesso no uso de tecnologias voltadas para a educação. É a inclusão digital, que neste mundo novo das telas e das novas mídias levam o aprendizado para além dos muros!
Conheça abaixo as experiências apresentadas ao público e assista à videorreportagem com entrevistas dos palestrantes.
UCA
A professora Eveline Erbele veio do Rio Grande do Sul para falar da experiência do projeto UCA (Um Computador por Aluno), que atende com recursos do governo federal duas escolas nas pequenas cidades de Ijuí e Panambi.
O professores são treinados nos dois municípios. A diferença é que na primeira cidade, os alunos levam os computadores pra casa, ao contrário da segunda, onde os estudantes os usam apenas no horário escolar.
Eveline conta que um dos pontos altos do projeto é quando os alunos conseguem da colaboração e compartilhamento de informações dos alunos com jovens de outras comunidades: “Enriquece muito, pois vai além do conteúdo programático que o professor já tinha”, ressalta.

Para ver na ítegra acesse: http://www.telabr.com.br/noticias/2012/02/11/cpbr5-mobilidade-digital-e-educacao-a-escola-para-alem-de-seus-muros/

Reportagem no EducaParty

Tive a honra de participar da 5ª edição da CampusParty , um dos maiores eventos de internet e tecnologia do mundo. O referido evento aconteceu em São Paulo, de 06 a 12 de fevereiro de 2012. Dentro da CampuParty aconteceu a primeira EducaParty, patrocinado pela Fundação Telefônica e que reuniu 250 educadores, especialistas em educação e com experiências significativas no uso das tecnologias.
Com alegria recebi o convite da Fundação Telefônica, para participar como debatedora da mesa “Mobilidade digital e educação: a escola para além de seus muros”, representando o projeto UCA – Um Computador por Aluno. Juntamente comigo participaram do debate o professor Suintila Pereira de Campo Grande – MS que relatou sua experiência com o uso de celulares nas aulas de física, professor Juarez Silva da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador do projeto de experimentação remota, da cineastra Lais Bodanzky, diretora da Buriti Filmes, e do Secretário municipal de educação de São Paulo professor Alexandre Scheider, a mediação da mesa ficou a cargo da Sra. Françoise Trapenard, presidente da Fundação Telefônica.
Após a palestra fomos entrevistados, assim como o público que nos assistiu, pelo repórter Paulo Castilhos, que disponibilizou o vídeo abaixo.
Aproveito para novamente agradecer à Fundação Telefônica pela oportunidade e pela confiança. Foi muito bom participar do evento, conhecer trabalhos fantásticos, realizado por professores dispostos a pensar a educação na cultura digital, e que com comprometimento e responsabilidade buscam construir um Brasil melhor através da educação.