10.09.2006

Desafio e Cooperação


Muito interessante e de significativa relevância social o estudo sobre pessoas portadoras de necessidades educativas especiais- PPNEE. Mesmo nunca tendo trabalhado diretamente com alunos portadores de algum tipo de deficiência, sei que são amáveis, alegres, dóceis, participativos e com grande carência afetiva, no entanto sei também do sentimento de impotência, incerteza e stress que muitos dos nossos colegas professores enfrentam ao trabalhar com alunos especiais, até porque não fomos preparados para esta realidade. Acredito na importância da inclusão das PPNEE nas escolas, sei da evolução das mesmas quando do contato com os colegas, e metodologias diferenciadas de trabalho, no entanto, para o êxito desta proposta, os professores precisam apoio pedagógico dos gestores educacionais de todas as instâncias. Vejo esta questão como um grande desafio para os órgãos governamentais, para as escolas e para nós professores, pois acredito que a educação inclusiva não seja somente colocar o aluno especial na sala de aula, mas sim que, cada aluno especial tenha um planejamento pedagógico individual, isto é, conforme a sua necessidade, visando motivar o seu desenvolvimento. Estudar sobre educação inclusiva é um desafio para mim, principalmente em relação ao trabalho com tecnologia, pois hoje não saberia como trabalhar com PPNEE no laboratório de informática por exemplo, e nem quais softwares utilizaria.
A convivência com pessoas assim como a socialização e cooperação é indispensável para a aprendizagem, não só dos alunos especiais mas de todos nós. Através da leitura do texto “Egocentrismo, Conformismo, Coação e Cooperação Intelectuais”, do Proa 3, ficou claro a importância do diálogo, da socialização de idéias, para que cada um através da interação e das suas reflexões (re)construa conceitos e posições. A autora diz em seu texto que “...o processo de socialização caminha lado a lado com o desenvolvimento da lógica individual". A cooperação através das interações e trocas entre os envolvidos no processo, aumentam as possibilidades de acordo e elaboração de trabalho coletivo. No trabalho com PA do Proa1, podemos perceber esta relação através do trabalho colaborativo, pois a obrigação recíproca onde cada um dos integrantes do grupo precisa dar conta do seu assunto, e ainda auxiliar o colega na construção da sua pesquisa, para que o grupo como um todo consiga caminhar interligando os assuntos pesquisados e responder as dúvidas previamente elencadas. Esta semana é preciso concluir nosso PA para elaborarmos a terceira versão do mapa conceitual, respondendo as dúvidas e confirmando ou alterando as certezas provisórias, o trabalho está muito interessante, pena que temos pouco tempo para nos dedicarmos a ele.