7.27.2006

Avaliação/Reflexão


Olá colegas, amigos e professores!
Quando estamos muito envolvidos em alguma atividade, geralmente não vemos o tempo passar. Às vezes, é a impressão que eu tenho em relação ao nosso curso de pós-graduação, já passou um mês e eu não conheço bem todos os ambientes do curso e nem a maioria dos colegas, não vi o tempo passar. Por outro lado, pensando nas leituras que fiz, fóruns, blog e wiki, que interagi, nossa quantas reflexões e novas aprendizagens, parece que já estamos trabalhando há meses. Considero todo esse contexto muito bom, este curso me desacomodou, me levou a ver outra forma de trabalho, gostei muito da metodologia de teoria e prática, utilizada pelos professores e não posso deixar de salientar a presteza e rapidez no esclarecimento das minhas dúvidas pelas tutoras, em especial a Daniela que foi quem mais incomodei.
Mas também foi um período de muita angústia. Angústia em relação:
- A conciliação do tempo: trabalho – curso de pós – família (um curso a distância exige muito mais dedicação);
- aos novos ambientes, para mim o wiki principalmente, pois nunca tinha trabalhado e não conheço esta linguagem de programação. Dediquei-me muito para entender como funciona, até para facilitar no futuro novas postagens e quem sabe trabalhar no NTE, em nossas aulas com grupos de professores, pena que na avaliação isto não foi considerado;
- as atividades, eu “migrava” de um ambiente para outro sem saber se estava fazendo a coisa certa no lugar certo. Agora já me encontrei, daqui pra frente será mais fácil.
Sobre tudo isso que citei, faço outras relações além da angústia, ou até mesmo que surgiram por causa da angústia, a busca e a interação. A busca pelo novo, por outras metodologias de ensino/aprendizagem e pelo conhecimento. A interação com colegas através do fórum, blog, e wiki, trabalhando colaborativa e coletivamente na construção de novos saberes.
Os textos sugeridos são excelentes, nos fazem refletir sobre nossa própria prática. Quero falar um pouco dos que li nos últimos dias: “Conteúdos para quê? Por quê?”; “Qual é a quetão?”; “Perguntas Inteligentes: o que é isso?” e “Naufrágio Curricular”, estes textos falam sobre o volume de informações nos dias atuais e as listas praticamente invencíveis de conteúdos das escolas. Fazem também uma reflexão em relação à metodologia escolar que continua priorizando a memorização, e a repetição e não a construção do pensamento e a autoria. Outros textos que me chamaram muito a atenção foram: “Não Esqueçam as Perguntas Fundamentais” e “Primeira lição para os educadores”, ambos de Rubem Alves e indicados no fórum pela professora Fernanda. Bem, sou suspeita em falar, pois amo Rubem Alves, leio quase tudo que ele escreve, admiro sua postura, coragem e linha de pensamentos. Estes textos me levaram a um emaranhado de reflexões e inquietações, pois questionam porque continuamos, nós professores e as escolas, a fazer todas as coisas do mesmo jeito, repetindo rotinas, sem nos perguntar se poderia ser diferente, ou porque está sendo feito assim. Ele diz que “As rotinas e repetições tem um curioso efeito sobre o pensamento: elas o paralisam”, vejam a seriedade do que Rubem Alves fala, pensar na responsabilidade que temos enquanto educadores com o futuro dos nossos filhos e alunos, renova em mim, outra vez uma velha angústia. Usou também um termo que considero “pesado”, mas que já vi outros autores usarem, que é a “deformação” que a escola causa nos alunos. Sempre que leio este tipo de afirmação me choca, me inquieta, e me pergunto, porque continuamos ensinando da mesma forma que nos ensinaram? Se já nos foi sinalizado a necessidade de mudança, porque relutamos tanto? O quê estamos fazendo? E como podemos fazer diferente? São questões e inquietações que borbulham em minha mente, e que me motivam a mudar a minha prática. Acredito que saber da necessidade da mudança e estar disposta a mudar já é meio caminho andado, a busca pela formação continuada é indispensável, é o que estamos fazendo neste curso, iniciando a caminhada. As expectativas são muitas, e o trabalho também. Vamos lá, encarando mais este desafio. Beijos. Eveline.

7.20.2006

Avanços


Depois de várias tentativas , com a ajuda da Daniela, consegui inserir o cmap inicial do nosso PA que construímos lá em Porto Alegre. Vocês nem imaginam como vibrei. Por alcançar meu objetivo é claro, mas principalmente por entender como funciona o wiki, é fácil, o problema estava na pecinha que fica sentada na frente do computador, sabem? Esta aí mesmo de tope vermelho.rsssss. Agora não vou mais incomodar tanto a Dani. Podem visitar nossa página, inserimos inclusive outras figuras, e só figuras, porque o que interessa mesmo que são nossas pesquisas estarão lá somente na próxima semana aguardem.
Estou muito entusiasmada com o Fórum, principalmente agora com estudo de casos, pois nos dá a possibilidade de colocarmos em prática muitas das nossas leituras e discussões anteriores, remetendo-nos a outras situações e a partir daí a novas reflexões, tudo isso recheado com as contribuições e diferentes formas de pensamento dos colegas e as pitadinhas de pimenta da profe. Fernanda. Estou percebendo uma outra forma de ensinar e de aprender. Até a próxima. Beijos.

7.17.2006

Continuamos trabalhando

Bem pessoal! Esta semana também foi de muito trabalho. Participei do Fórum e li quase todas as falas dos colegas. As contribuições foram muito significativas.
Mas me envolvi mesmo, no estudo do wiki. Eu e minha colega Vera Frantz, conseguimos alguns avanços: criamos links para os estudos individuais, memória, inteligência e sono, agora cada integrante do grupo escreve suas reflexões na sua página, e posteriormente escreveremos um texto comum, talves conclusivo, onde faremos as relações entre memória - sono - inteligência. Também inserimos contador de visitas, aumentamos tamanho da fonte etc... No entanto ainda não descobrimos como trocar a cor da fonte, enfim, incrementar a nossa página.
Quanto ao cmap, localizei o servidor da UFRGS, com ajuda da Daniela, localizei nosso 1º cmap, que alegria, salvei nos meus documentos. E agora meus amigos não consigo inseri-lo no meu wiki. Mas acho que o problema não é no wiki e sim na forma como salvei a imagem. Vou verificar esta possibilidade e nesta semana vocês já podem visitar nossa página que me esforçarei para que nosso mapa esteja lá, lindo e maravilhoso. rssssss.
Há, não foi só isso, iniciei também a leitura do artigo de Léa Fagundes, "Aprendizes do futuro: as inovações começaram!" Abraços a todos e bom trabalho. Eveline.

7.07.2006

Análise Inicial


Olá pessoal!
Estas últimas semanas, foram de muito trabalho, mas também de muita reflexão, interação e construção. O ambiente eproinfo melhorou, está fácil de navegar, já realizei outro curso neste ambiente e não tive dificuldades. Já no Wiki não posso dizer o mesmo, não consegui postar imagem, eu e meu grupo não localizamos nosso mapa conceitual do PA que foi salvo no servidor da UFRGS, gastei muito tempo envolvida nestas buscas, há e ainda os computadores do nosso NTE não tem memória suficiente para instalarmos o CMAP. É pouco ou querem mais? Que nada as memórias para nossas máquinas serão providenciadas, e os professores da UFRGS nos ajudarão a localizar nosso mapa.
Quero falar um pouco do fórum, os assuntos estão interessantíssimos, “debates quentes” como disse a profe Fernanda, é um espaço valioso de interação e troca idéias, porém nesta semana tumultuada o que aconteceu comigo foi ler muito as contribuições dos colegas e não sobrar muito tempo para escreve. Tudo bem estamos iniciando esta caminhada e agora já estou me organizando melhor.
Li os textos propostos, são muito bons, nos desacomodam, e desacomodação é sinônimo de desconforto e inquietação que traz dúvida e até medo. Tudo isto nos faz buscar, nos leva a procura de um ponto de equilíbrio, e de certa forma é assim que me encontro, buscando através da formação continuada a melhor forma de exercer esta profissão maravilhosa que escolhi, que é ser professora. Eu amo o que faço. Beijos, beijos, beijos. Por favor amigos(as) façam comentários, contribuições, brincadeiras, sei lá mas se manifestem, estou aguardando. Até mais. Eveline.